segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Igreja Velha do Cumbe - Procissão

Foto: Livro - No Sertão do Conselheiro (José Aras)


Procissão em homenagem a Nossa Senhora da Conceição - Década de 30

Festa da Padroeira: É a principal festa religiosa de terra
Desde os primórdios, Nossa Senhora da Conceição é a Padroeira do Cumbe. Sua primeira festa foi realizada no dia 8 de dezembro de 1880 (quarta-feira), na mesma data da criação do povoado. Esse dia, também, era o da feirinha que depois, e por conveniência, foi transferida para o dia de sábado.
As novenas principiam sempre no penúltimo ou último dia de novembro, culminando os festejos com a missa solene, procissão e a bênção do Santíssimo, no dia consagrado a virgem.
Com as novenas são realizados leilões, quermesses, muitas vezes animadas por músicos e cantores sobre um palanque armado defronte à igreja, liderados, até há pouco tempo pelo nosso saudoso Edmundo Esteves e seu bandolim.


Trechos extraídos do livro: No Sertão do Conselheiro - José Aras

2 comentários:

tatiana disse...

Ney, você está de parabéns por ter
tantas fotos e informações valiossímas da nossa querida cidade,estou encantada,sei também que este museu, ou melhor dizendo:
essas relíqias irão crescer muito ainda para orgulho de todos nós euclidenses.Foi muito inteligente e oportuno de sua parte esta brilhante idéia.Muito obrigada.Sou sua fã.

jaice disse...

Ney, Parabéns por essa iniciativa de criar o museu do cumbe, são de pessoas assim como vc que nossa cidade precisa. jaice dona do Sex shop A Fórmula do amor que fica em Euclides da Cunha atras da igreja matriz. tel :99113412