sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Antonio França Machado - Biografia


Natural da cidade de Cansanção-BA, nasceu em 01/12/1938, filho de Henrique França Machado e Oliva Andrade Silva, chegado em Euclides da Cunha em 25 de abril de 1953 a convite de um amigo da família Sr. Vicente comerciante ambulante. Seu primeiro serviço foi em um depósito de compra e venda de sereais a convite do Sr Zezé Lima (1954).  A partir de 1955 passou a trabalhar em uma casa de peças e acessórios para autos e combustíveis pertencente ao Sr Bernardino Menezes dos Santos proprietário da Fábrica de Cal Sublime nesta cidade. Em 1961,assumiu a firma de Maria Iza & Cia Ltda, pertencente também ao Sr Bernardino.

-->  Foto ano 1957, Antonio França em frente a bomba do Posto Texaco que era localizado na esquina da Rua Almerindo Rehem e Rua Castro Alves. Hoje funciona a Coelba próximo ao Ciretran

Em 1967 continuou como Sócio Gerente da mesma empresa que mudou a razão social para Auto Peças Euclidense Ltda. com as atividades de Posto de Combustível Texaco e revenda de peças a automóveis Volkswagen; a partir de abril de 67 passou a ser membro da diretoria do Clube 8 de Dezembro Futebol Clube.




O casamento de Antonio França com a professora Maria da Assunção Dantas Lima (Marly) foi realizado em 27/07/1968. Filhos: Wancleyde, Mara Adriane, Heloisa, Luciana, Carlos Henrique e Ricardo Luiz (Bizu) adotivo em 1982.




Concluiu o 2º grau Técnico em Contabilidade em 1975, pelo Educandário Oliveira Brito. Nesta época ingressou como membro da Loja Maçônica Acácia Nordestina nesta cidade.
Início do Radioamadorismo
Com o prefixo fornecido pelo Dentel (atual Anatel) PY 6 AAK e Estação Columbia N. 2152 associado a Lebre (Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão).
Em 1983 foi convidado pelo Sr. Osvaldo Dantas Lima, diretor do Educandário Oliveira Brito, para lecionar Geografia e História durante dois anos sob responsabilidade da Prefeitura Municipal e a partir de 1985 pelo Governo do Estado. Com muita dedicação foi transmitido conhecimentos para alunos da 5ª 6ª 7ª 8ª do 1º e 2º grau até o ano 2006.

Esporte e Cultura: de 1967 até 1990 participou das academias de Judô e Karatê chegando até as categorias nas faixas Verde e Laranja.

Clubes Sociais: Sócio e membro da diretoria do Grêmio Cultural e Recreativo de Euclides da Cunha, desde sua fundação em 1959 e também sócio membro da diretora do Clube de Campos Os Sertões (Clube dos 100) desde 1981.


>>>Na foto a direita, França entre os filhos Carlos Henrique e Ricardo Luiz (Bizu) <<<

Em 1997/1998 teve a participação no projeto Caxiense-Bahia.
Aposentou-se em 2006 pela Secretaria de Educação e Cultura, logo, participou a continua ativo da UATI (Universidade Aberta a Terceira Idade) fundada com o apoio da Uneb com mais de uma centena inscritos que desfrutam de aulas de várias modalidades, inclusive Aeróbica, Yôga, passeios recreativos, etc, (Atividade rejuvenescedoras) proporcionando uma boa convivência e qualidade de vida .



__

5 comentários:

Rodrigues Lavi disse...

Grande homem Antonio França

Genival Moraes disse...

Euclides fica orgulhoso em receber pessoas como você
Parabéns!!

Walberto Peixinho disse...

Professor França exemplo de dignidade e honradez...

Erico Bomfim disse...

Meu professor de geografia por muitos anos...obg. Prof. França

Erico Bomfim disse...

Meu professor de geografia por muitos anos...obg. Prof. França