Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Quando Tudo Era na Rua da Bomba

Foto/colaboração: Zezé Lima e Helder Lima
Os Primeiros Postos de Gasolina de Euclides da Cunha


Posto Euclides da Cunha de propriedade de José Dantas Lima (Zezé Lima), inaugurado em 1961. O posto era localizado na Rua Almerindo Rehem,











>>>Antonio França ao lado da bomba de gasolina ainda com bandeira Texaco em 1957










O primeiro posto era conhecido como "Posto de Seu Gabriel", pertencente a um empresário de outra cidade que veio para cá com o objetivo de comercializar combustíveis. Ficava localizado na esquina, próximo ao local onde hoje funciona a Casa da Ração de Hélio, na Avenida Almerindo Rehem. O abastecimento era feito por tambores de gasolina trazidos da companhia Atlantic, situada na Feira de Água de Meninos, em Salvador. O transporte exclusivo era realizado pelo senhor Nelson Bastos, que trazia o combustível até Euclides da Cunha.
Com o falecimento de Seu Gabriel, o posto foi adquirido por Dão Félix, que manteve o comércio ativo por muitos anos.



O segundo posto foi inaugurado em 1959, com a bandeira Texaco, sob o comando do empresário Bernardino Menezes. Até hoje, o local continua em funcionamento, agora como Posto Sírius, mantendo a mesma bandeira.




Na época, os únicos três postos da cidade ficavam localizados na Rua Almerindo Rehem. Por isso, a via passou a ser conhecida como "Rua da Bomba", em referência à "bomba de gasolina", como popularmente se dizia. Atualmente, Euclides da Cunha conta com 11 postos, todos bem equipados.





Na imagem ao lado, a seta preta indica a localização do Posto Euclides da Cunha, a seta amarela o "Posto de Seu Gabriel" que posteriormente foi o Posto do Dão e, na seta branca, o Posto Texaco, hoje, Posto Sírius




Informações: Hildebrando Siqueira

4 comentários:

Jucilda Bispo disse...

que deliiiicia esse blog!!!!!!

Everson Mattos disse...

Parabéns por esse belo site,visite também o tribunaeuclidense.blogspot.com

Inamar disse...

O poste ainda continua lá no mesmo lugar na esquina do Matos Cabelereiro.

Anônimo disse...

Beleza, reviver a nossa antiga Euclides da Cunha