terça-feira, 9 de agosto de 2011

Primeira Vaquejada 1977

Foto/contribuição: Daniel Esteves de Macedo

Montados: Valmir e Joâo Caldo Fino

Foi no Parque Apromiano Campos que aconteceu a primeira vaquejada de Euclides da Cunha. Era situado na Rua Monte Santo, em frente ao posto Corcel, próximo a AABB. O Parque era propriedade de Joaquim de Apromiano. Nesse local funcionou a vaquejada de 1977, 1978 e 1979.

>>>Pe Jaime e vaqueiros na Praça Duque de Caxias

Joaquim contou com o apoio do Padre Jaime que foi um dos pioneiros da vaquejada, como também, Luca (Fazenda Fortaleza) Zé de Luca, Jau, entre outros.

Outros principais colaboradores foram: Godofredo Gama, Artuzito, Tutu, Vicente de Tutu. Não podemos esquecer de João Veleriano que colaborou com seu trator de esteira preparando a terra para receber os vaqueiros e toda platéia.
Com muito esforço, satisfação e credibilidade, Joaquim de Apromiano viajou por vários municípios conseguindo bons prêmios para os participantes

Em 1980 foi transferido para a BR 116, próximo ao Clube dos Cem, também de propriedade de Joaquim de Apromiano. Com o apoio do governo João Durval virou propriedade municipal. Por iniciativa de Joaquim e aprovação da Câmara de Vereadores o parque foi batizado como Parque Apromiano Campos.

>>>Clique nas imagens para ampliar

Informações: Joaquim de Apromiano

__

VAQUEJADA

Foto/contribuição: Professora Arlene Miranda

Missa em setembro de 1987 na Praça Duque de Caxias em homenagem aos vaqueiros da grande vaquejada de Euclides da Cunha que era realizada todos os anos em nossa cidade nas décadas de 80 e 90.

>>> Clique na imagem para ampliar

>>> Detalhe: Nota-se, no canto superior esquerdo, os alto-falantes da Difusora Boa Vista pendurados na torre de iluminação da Praça. Para saber mais sobre a Difusora Boa Vista clique AQUI

O evento era promovido anualmente em nossa cidade para promover e divulgar a caprinocultura, exposição de gado, concurso leiteiro, produtos caprinos com o festival gastronômico, atualização técnica de produtores e palestras sobre temas envolvidos no sistema de produção.

VAQUEJADA
A vaquejada é uma atividade competitiva e recreativa no qual dois vaqueiros a cavalo tem de perseguir o boi até emparelhá-lo entre os cavalos e derrubá-lo dentro das faixas de cal indicadas

>>Parque Apromiano Campos BR 116

Aqueles que não curtem a derrubada do boi, ficam nas barracas durante o dia com os amigos até o anoitecer, para mais tarde retornar e brincar a grande farra musical.

A maior festa de vaquejada que houve em Euclides da Cunha foi nos anos 80 produzida por Carlos Amorim com várias atrações nacionais na gestão do prefeito Renato Campos

>>>Zé Reinaldo entre amigos nas barracas durante o dia no Parque de Exposição em 1987.
Entre eles: Toinho de Bia, Florenilton (Brahma), Joconias (Quijingue), Afrânio e Marcão.

Ainda hoje existe nossa vaquejada, porém de pequeno porte.
_____

Um comentário:

Anônimo disse...

BONS TEMPOS DAS VAQUEJADAS DE EUCLIES.