sexta-feira, 3 de julho de 2009

Formatura de Dr Humberto Freire - 1952

Foto/Contribuição: Marli Lima


Dr. Humberto nasceu em 07 de junho de 1927, em João Pessoa - Paraíba, filho de D. Felismina Duarte Freire e Sr Miguel Freire. O menino que mais tarde se graduaria em Medicina no ano de 1952 pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), teve como colega de curso o ex-governador da Bahia, Antônio Carlos Magalhães.
Na mesma década foi Diretor de Saúde e, Diretor do Hospital Clementino Fraga em sua cidade.
Concluiu duas especialidades: Uma em Cirurgia pela UFBA e a outra em Tisiologia no Rio de Janeiro.
Em 1963 chega em Euclides da Cunha realizando os seus primeiros atendimentos de emergência, ambulatório e clínico geral. Neste mesmo ano fundou a Santa Casa de Misericórdia e a Clínica Dr. Humberto Freire.

Como mais uma de suas façanhas, criou em 1965 uma estação local de rádio sem fins lucrativos. O transmissor da rádio era do tamanho aproximado a uma caixa de fósforos com uma pequena antena que tinha um raio de alcance de, mais ou menos, mil e quinhentos metros. "Criei apenas por puro prazer" comenta o médico.






Foto: Agosto/2007







Texto: FACE - Agosto de 2007
Edição/resumo: Ney Campos
Contribuição do informativo arquivado: Elias da Maria Senhora
_________

4 comentários:

Dilermando Lemos disse...

ney,
dr.humberto freire foi um grande
amigo.me ajudou bastante.quando eu
tinha crises de bursite e ficava
todo entrevado, ele me curava com
injeções de butazona na articulação
do ombro.espero que ainda esteja vivo.
dilermando.

Dilermando Lemos disse...

ney,

um FELIZ NATAL para você e seus
familiares.

dilermando e família

Mary disse...

Espero que esteja muito bem, fico feliz em saber que fiz parte da história de uma pessoa muito querida, bjos.

Marizete Silva do Nascimento disse...

Sou Marizete Silva do Nascimento, antes, Marizete Costa Silva, filha de Romana, doceira da Rua da Usina e Inácio, ambos já falecidos. Dr. Humberto foi pra mim um verdadeiro anjo de guarda, pois me incentivou a segui em frente; depois de concluir o curso ginasial no Educandário Oliveira Brito, me demitiu do Centro Telefônico, onde eu trabalhava como telefonista,com o argumento de que eu tinha que continuar estudando, que em Euclides da Cunha não tinha mais campo pra mim. Assim, atendendo ao mestre, me joguei para Salvador, onde em 1978, terminei a graduação em Ciências Contábeis na UFBA. Que Deus ilumine cada vez mais o seu espírito, para continuar ajudando a quem precisa.