quinta-feira, 29 de abril de 2010

Teago Ferreira de Carvalho

Foto: euclidesdacunha.com

O advogado Teago nasceu em 25 de julho de 1917 em Euclides da Cunha, filho de José Ferreira de Carvalho e Sabina Ferreira de Carvalho

Alfabetizado no distrito de Massacará pelo próprio pai, aos onze anos matriculou-se na escola do professor João de Santana Lima onde estudou até 1928. Em 1929 aos 12 anos, o menino Teago por falta de professor titular, já ministrava aulas aos colegas na mesma escola.

Em 1931, por necessidade, trabalhou como auxiliar de tropeiro, tangendo muares que levavam mercadorias de Euclides da Cunha para Santa Luz, De 1932 a 1935, exerceu várias outras atividades. Foi inclusive operário na Transnordestina, atual BR-116, no trecho Euclides da Cunha/Bendengó. Mais tarde, experimentou a atividade de ambulante até se estabelecer na sede com o ramo de estivas, bebidas, padaria e posteriormente tecidos.

Em 1942, aos vinte e cinco anos, casou-se com a jovem de família tradicional da cidade, Adália Agres de Carvalho com quem teve sete filhos: Alba Agres Carvalho de Carvalho, Tiago Ferreira de Carvalho Junior, Maria Adália Carvalho de Almeida, Marinalva de Carvalho Marques, Maria José Agres de Carvalho (falecida), José Mardônio Agres de Carvalho e Ada Maria Agres de Carvalho Penna de Moraes.

A partir da década de 1950, o professor Teago, passou a dedicar-se quase que integralmente à advocacia após provisionar-se, prestando concurso junto à Seccional Baiana da Ordem dos Advogados do Brasil que lhe conferiu o nº OAB-BA. 94-P, para atuação inicial nas Comarcas de Tucano e Monte Santo e, posteriormente em Euclides da Cunha, transformando-se num dos profissionais mais respeitados e competentes da região.

Ainda na década de 1950, foi vereador pela UDN onde se destacou pela defesa da causa dos humildes. Em 1954, candidatou-se a prefeito. Não logrando êxito, a partir daí, afastou-se definitivamente da vida político-partidária.

Dono de currículo invejável com vários cursos de aperfeiçoamento foi presidente da Associação Rural de Euclides da Cunha, atual Sindicato Rural; presidente do Grêmio Cultural e Recreativo; por mais de dezenove anos correspondente do Banco do Brasil Agência de Serrinha e um dos principais batalhadores pela instalação da agência local do mesmo banco, marco importante para o desenvolvimento de Euclides da Cunha

Com outros amigos fundou em 1950 a Sociedade de São Vicente de Paula da qual foi por algumas décadas seu Presidente. A Sociedade dos Vicentinos é até hoje o principal organismo beneficente de Euclides da Cunha.

Pela sua contribuição aos meios forenses nos seus cinquenta anos de inscrição na OAB-Ba, em 10 de agosto de 2004 a Seccional Baiana da Ordem dos Advogados do Brasil lhe prestou uma relevante homenagem.

. Respeitado, carismático, defensor intransigente da lei, Teago Carvalho transformou-se em ícone de honradez, caráter e sabedoria jurídica. Faleceu em Salvador vítima de falência múltipla dos órgãos. Ele deixa um exemplo para as gerações que o sucederam e um enorme vazio na comunidade.

Por: ASCOM PMEC

Fonte: www.euclidesdacunha.ba.gov.br

______

5 comentários:

João Bosco Sores dos Santos disse...

Algumas vezes a História despreza ou congela personalidades que nela se registraram como fortes e marcantes, quer pelo que fez de concreto e construtivo para a comunidade, quer pelas lutas vitoriosas que empreendeu
em suas vidas particular e familiar, e que, por estas razões, são importantes exemplos comunitários. Teago de Carvalho foi uma dessas personalidades que ainda não tiveram o merecido altar de destaque comunitário, porque, na verdade, ele foi e fez pela comunidade euclidense e pela vida humana muito mais do que as novas gerações euclidenses imaginam. Seria bom que as escolas municipais, anualmente, ministrassem cursos e promovessem pesquisas e debates sobre as suas mais importantes personalidades e os seus mais importantes fatos locais para manterem bem vivas a história do Município e de todos os seus participantes, grandes ou pequenos.

Unknown disse...

Se puder me passar mais informações sobre os filhos do Sr. Teago .. Agradeço!

Unknown disse...

Dr.Teago Carvalho.
Exemplo de Cidadão,proficional do Direito,humano,Chefe de familia.
So faltou ser Prefeito.
Mas de qualquerforma deixou sua parcela de contribuiçao para a SOCIEDADE EUCLIDENSE.
SAUDADES.

Unknown disse...

Jese Mardonio.
Tudo bem?
Este é o meu contato.
(71)9 9983 6522.
Boas Festas
Forte abraço

Anônimo disse...

esse dr Teago, ficou com as terras do meu avó, Antonio Guimarães, não é só dde coisas boas que vive o homem, que a alma dele esteja num bom lugar..