terça-feira, 20 de julho de 2010

Prédio da Usina de Geração de Luz Elétrica em Euclides da Cunha - 1948

Colaboração/Foto: Lucinha Campos

A seta bem à esquerda indica o prédio onde foi instalado o motor de geração de luz elétrica na denominada Rua da Usina, vizinho a casa estilo moderno de Miguel Ferreira e bem próximo ao Hotel Lua.

A popularmente chamada Rua da Usina hoje é a denominada Rua Major Antonino

>>>Clique nas imagens para ampliar



Foto do imenso motor marca Caterpillar, a diesel, trazido da Alemanha no ano de 1946 e instalado em Euclides da Cunha no ano de 1948, para fazer a iluminação pública da cidade das 18:00 horas até às 22:00 horas.


A iluminação a motor durou de 1948 até 1972, quando inaugurada em Euclides da Cunha durante a gestão do prefeito Antenor Dantas a energia da Chesf trazida pela Coelba.




Na foto, o funcionário do município que ficou conhecido como Galdino da Luz , pois, somente ele poderia trabalhar e administrar o funcionamento, limpeza, abastecimento e ligação do motor, através de uma manivela.

Curiosidade: As 21 horas e 45 minutos era dado um sinal, quando toda a iluminação da cidade era apagada rapidamente, avisando que, às 22 horas em ponto, o motor seria desligado.



Texto pelo Bel Hildebrando Siqueira
Foto, Galdino da Luz, cedida por Marli Lima França

4 comentários:

Lorita disse...

Muito boa a metéria!!!!!!1

Sargento Kangasseiro Djalma disse...

Seu Galdino,quantas vezes eu e o Nisinho(filho dele) pegava o cavaquinho dele escodido para dar uma tocadinha,mesmo sem saber de nada.Valeu Ney.

valda disse...

Olha meu avô Galdino,saudades meu vô.

como ganhar mais seguidores disse...

adorei o post !