segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Requerimento 1958

Contribuição: Joilton Abreu

O requerimento ao lado solicita ao prefeito Antonio Batista de Ca
rvalho a ligação da rede da encanação da água de Caimbé ao Café Society

O Café Society era situado onde hoje funciona o Bar Miranda

Transcrição:

Exmo. Sr Prefeito Municipal de Euclides da Cunha

José Augusto de Lima Campos, proprietário do Café Society, requer licença para fazer a ligação da rêde de canalização da água do Caimbé à casa referida e declara que será encarregado do serviço o Sr. Farias.
P. deferimento.
Euclides da Cunha, 6 de janeiro de 1958


Abaixo, comentário por Celso Mathias publicado na Revista Vida Brasil em julho de 2008

"No Café Society, enquanto mastigava caramelos de café com leite, assistia a meu pai ingerir sua dosinha de Jurubeba para forrar o estômago antes da Brahma gelada. Olhava para o outro lado da Avenida e enxergava o espetacular Hotel Lua, para mim, um dos lugares mais importantes da cidade, pois, lá, eu sentia a conexão com o mundo, através dos seus ilustres hóspedes: os viajantes. Lá, também morava Zeca Dantas que, vez por outra, atravessava a avenida e vinha até o Café Society beber cerveja, abrir o sorriso largo e a gargalhada estridente brindando com o não menos ilustre, o sobrinho Nelson Bastos. Zeca Dantas se foi aos quase 100 anos. Também longevo, Nelson, aos 93, ainda passeia espigado pelas manhãs euclidenses.
Mas não era só o Hotel Lua que fazia a minha conexão com o mundo. Zezito, também! Com seu automóvel, seu serviço de alto-falantes e seu “Night Club”. Isso mesmo, além do Café Society, ele era dono de um legítimo Night Club em Euclides da Cunha nos anos 60,carinhosamente chamado de “Naiti”. Para completar, fundou o cinema que, em seguida, venderia para Jonas Abreu.

Jonas Abreu viveu e morreu para o cinema, para a família e para os amigos, não necessariamente nessa ordem. Foi no cinema dele, que assisti a um clássico do cinema mundial, Hiroshima Mon Amour, do cineasta Francês Alain Resnais. Era na casa dele que todos íamos, às tardes de domingo, ouvir, na moderníssima radiola Zilomag, o som de Miguel Aceves Mejia, Bienvenido Granda e os sucessos do momento com a turma da Jovem Guarda"


Foto/fonte: Euclides da Cunha (orkut)


Ao lado a bilheteria do Cine Maria da Graça de propriedade do Sr Jonas Lívio de Abreu.
O nosso cinema era situado na Avenida Ruy Barbosa, 64. Hoje, no local, funciona a loja Get Mark

Em pé da direita para esquerda: Rubenilson Campos e Adilson Bastos
Sentadas: Belonice Campos e Ione Dantas com Nadja (a criança)






Na foto ao lado do desfile de 1984, você verá a localização de cada prédio abaixo citados:
A seta amarela ficava o Café Society, a seta preta indica o Cine Maria da Graça, a seta azul indica onde funcionou o Baneb (Banco do Estado da Bahia) em 1965 e, as setas na cor vermelha funcionou nos dois locais o SAFP (Serviço de Alto-Falante Popular). Para saber mais sobre o SAFP clique AQUI

Clique na imagem para ampliar


___

Um comentário:

Sirlene disse...

Fantástico...!!!!!!!!!