terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Ruas - Denominações Originárias

Rua Monte Santo - Dengo
O apelido Dengo nasceu porque havia na Rua Monte Santo, próximo a churracaria Zé de Nezinho, uma pequena boate (cabaré) com algumas garotas de outra cidade que pediam aos homens pra fazer um dengo (programa)
A rapaziada comentava na rua: "Vamos ali fazer um dengo?"

Fonte: Edmilson (Zé de Loda)



Rua Maria Quitéria - Rua do Agarra Mão


As filhas do finado Romão com amigas brincavam dominó e outros jogos na calçada, porém, quando passavam os rapazes, elas partiam ao encontro puxando-os pelas mãos para participarem do joguinho. Algum tempo depois virou ponto de encontro da juventude que, naquela época, o namoro em público permitido era apenas o pegar das mãos.

Informações: Edmilson (Zé de Loda) e Ohniram Marinho



Praça Maria Quitéria - Sete Portas

Foi realizada uma construção com 7 portas. Cada porta uma casa de propriedade do Sr Peixinho. Assim ficou apelidada a Sete Portas







Rua Joaquim Santana Lima - Rua dos Lima

Apelidada Rua dos Lima porque 90% de toda a rua era habitada pela família Lima





___________________
Rua Almerindo Rehem - Rua da Corrente


>>Clique na imagem para ampliar
Observação: Imagem ilustrativa da corrente

Por volta de 1960 a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia solicitou que o prefeito José Bezerra Neto instalasse uma corrente de ferro atravessando a estrada de cascalho no sentido de fazer com que os caminhões de transporte de mercadorias fossem obrigados a parar com o objetivo de efetuar a arrecadação do chamado, na época, Imposto de Consumo, hoje, o denominado ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias).
A corrente ficava na Rua Almerindo Rehem, mais abaixo da Igreja Assembleia de Deus, antiga trajetória da BR 116


A Praça Duque de Caxias já ficou conhecida por vários nomes:
>> Praça do Barracão
>> Praça do Capitão Dantas
>> Praça do Açougue
>>  Havia um palco na praça para eventos na cidade batizado  Palco de Oliveira Brito, mas era chamado por muitos de "Pau" de Oliveira Brito
>> Praça Nova
>> Praça do Jardim
>> Jardim
>> Praça Duque de Caxias

Rua da Usina - Clique aqui

Bela Vista - Clique aqui

Informações: Hildebrando Siqueira

_____

4 comentários:

Anônimo disse...

Soh agora encontrei esse síto,Ney você deveria divulgá-lo para todos os euclidenses, pois aqui tem uma fonte vasta de informação e sobre a cultura de nossa cidade...estou lendo vagarmente cada noticia, estou me deliciando aos poucos em doses homeopaticas. sempre busquei conhecer melhor minhas raízes e de meu cumbe torrão adorado, e aqui estou redescobrindo minha cidade. parabéns ao ney por esse grande feito, não o conheço, mas já o admiro.

Genival disse...

Nunca tinha pensado nisso. Brilhante!!!!!

Anônimo disse...

Faltou esplicar tbm o por que dos nomes Rua da Usina, Rua do Rico e o por que dos nomes dos bairros (geremias, pau miuvo, bela vista, nova américa e etc) vê se coloca numa proxima postagem deste exelente blog.
UM ABRAÇO!!!

Ass: Sr Cavalcante

zepoeta disse...

Olá compaheiros gostei muito de ter lhes descoberto sou de Monte santo e Gostaria de ter mais noticias de nosso querido Velho cumbe e se possivel endereço de carta para lhes fazer uma visita pessoalmente e se possivél mande em meu email ZEPOETAMS@GMAIL .COM