terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Antonio Pereira Neto

Antonio Pereira Neto, conhecido popularmente como Antonio da Oficina. Nasceu aos 13 de Março de 1922 em São José do Egito Pernambuco e faleceu em 09 de Abril de 1984.

Contribuição/fotos: Altamir Canário

Saindo de sua terra natal, buscando melhoria de vida, desembarcou primeiramente em Canudos por volta de 1945, desenvolvendo a profissão de motorista aonde veio a constituir família. Em 1952 mudou-se para Euclides da Cunha juntamente com sua esposa Altamira Canário Pereira e seu primogênito Humberto Canário Pereira Reis atualmente professor. Após fixar residência em Euclides da Cunha nasceram mais quatro filhos, Maria de Lourdes Canário, Altamir Pereira Canário, Edileuza Pereira Canário e Hilton Canário Pereira.

Primeira Oficina Mecânica de Euclides da Cunha

Com toda sua experiência adquirida ao longo dos anos, tornou-se precursor em mecânica de autos, vindo a abrir a primeira oficina na cidade, denominada de Oficina Santo Antonio, localizada no rua Almerindo Rehem conhecida como Rua da Bomba, conforme foto. Contribuindo desta forma com o desenvolvimento do município, gerando emprego.

>>> Na foto, Antonio, funcionários e amigos em frente ao prédio da primeira oficina, situada na Avenida Almerindo Rehem, hoje, no local está a farmácia modelo, próximo a farmacia plantão.

Com sua larga experiência na área de mecânica, foi convidado por Dr. Elson Torres de Aquino para fazer parte de sua equipe, passando a ser funcionário público federal no D.N.E.R, ocupando o cargo de encarregado da oficina mecânica deste órgão.

Boêmio nato juntava-se com seus colegas os senhores: José Marinho, Nelson Bastos, Dodô da Alina, José Dantas, Raimundo de Maria Cotó e Valdomiro enfermeiro entre outros, para fazer muitas serenatas, beber alguns drinks e brincar os carnavais da época no Grêmio Cultural Recreativo de Euclides da Cunha do qual fazia parte como associado conforme carteira abaixo. Por Altamir Canário



Na foto, o casal Nelson Bastos e Maria Eliza com seu filho Zezé Bastos (1955)

Nelson Bastos foi o caminhoneiro mais conceituado da região e, por entender bastante sobre mecânica, instalou a segunda oficina mecânica de Euclides da Cunha.





Carteira de Associado do Grêmio Cultural e Recreativo de Euclides da Cunha - 1958


Ao lado, modelo do Primeiro lote da Carteira de Associado do GCREC assinado pelo então presidente Edmundo Esteves em 1958

>>Antonio Pereira Neto tornou-se sócio em 27 de julho de 1958

O Grêmio Cultural e Recreativo de Euclides da Cunha (GCREC) era situado na Praça Duque de Caxias. Algum tempo depois passou a ser Alvorada Clube Recreativo Euclidense (ACRE) de propriedade do músico e comerciante Edmundo Esteves de Abreu.
Em breve teremos postagem sobre o Grêmio Cultural

Para saber mais sobre o ACRE clique AQUI

__

6 comentários:

Hilton Canário disse...

Que bom relembrar esse meu velho ranzinza, linha dura. Mas apesar dos pesares, quantas saudades!

Kênia Canário disse...

Achei interessantíssima a idéia de mostrarem um pouco da vida de Antonio Pereira Neto, meu avô,onde esta pôde acrescentar para mim fatos da história de um homem que infelizmente não pude conhecer!

Eliene Bittencourt disse...

Fiquei feliz por conhecer um pouco
da tragetória de vida de Antonio Pereira Neto, pai de meu amigo Hilton Canário Pereira, é isso aí, não podemos esquecer a história a final vivemos pra conta história!

Dilermando Lemos disse...

oi ney,

conheci seu nelson pessoalmente,quando ele dava assistencia técina aos carros da volkswagem, eu tinha um fusca 1969. o responsavel pela oficina era antonio frança, outro bom elemento,nunca me esqueço deles.
dilermando

Edileuza disse: disse...

Edileuza disse:

Que bom poder mostrar para a sociedade que meu pai Antonio Pereira Neto, é parte da história deEuclides da Cunha, contribuindo com o crescimento de nossa cidade.
Filha Orgulhosa por seu pai.

Merielen disse...

Sou Merielen Pereira Marques. Minha mãe chamava-se Maria Pereira, mas era conhecida como Maria da Julia. Sua família era da serra do Mãe Inácio (acho que é isso).
E há mais de cinqüenta anos que vivem aqui em Senhor do Bonfim.
Gostaria de conhecer alguém que me falasse um pouco da nossa história ou algum parente...