quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Lapinha - Presépio da Professora Antonieta




Lapinha da Professora Antonieta

O Nascimento do Menino Jesus vem representado pela Lapinha. A Lapinha é um folguedo religioso também muito antigo com todo o repertório de jornadas referentes ao nascimento do menino Deus no Presépio.

Presépio significa estábulo, curral; representa a cena de adoração ao Menino Jesus na manjedoura, acolhido por Maria, José e os pastores, que estavam com seus rebanhos, na gruta de Belém.





Além de representar o nascimento de Jesus, a Lapinha da Professora voce aprecia: O céu, as estrelas, a dança, animais, o futebol, ruas arborizadas cercado de casas iluminadas, postes, antenas parabólicas, torres, grandes avenidas e, até o Elevador Lacerda não escapou de sua imaginação.


Cerca de vinte metros quadrados de sua residência era dedicado a Lapinha de Natal todos os anos. Hoje, em menor proporção, continua a alegrar as visitas em dezembro.

Abaixo, mais fotos. Repare a riquesa de detalhes criado com muito amor pela professora.

>>>Clique nas imagens para ampliar







Aos poucos, árvores de natal e bonecos de Papai Noel tomaram o lugar da representação do nascimento de Jesus em várias residências de nossa cidade.















A casa da Professora Antonieta, esposa de Raimundinho Lima, fica situada à rua Otávio Mangabeira, próximo ao açude velho.



___

Nenhum comentário: