sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Antonio França Machado - Biografia


Natural da cidade de Cansanção-BA, nasceu em 01/12/1938, filho de Henrique França Machado e Oliva Andrade Silva, chegado em Euclides da Cunha em 25 de abril de 1953 a convite de um amigo da família Sr. Vicente comerciante ambulante. Seu primeiro serviço foi em um depósito de compra e venda de sereais a convite do Sr Zezé Lima (1954).  A partir de 1955 passou a trabalhar em uma casa de peças e acessórios para autos e combustíveis pertencente ao Sr Bernardino Menezes dos Santos proprietário da Fábrica de Cal Sublime nesta cidade. Em 1961,assumiu a firma de Maria Iza & Cia Ltda, pertencente também ao Sr Bernardino.

-->  Foto ano 1957, Antonio França em frente a bomba do Posto Texaco que era localizado na esquina da Rua Almerindo Rehem e Rua Castro Alves. Hoje funciona a Coelba próximo ao Ciretran

Em 1967 continuou como Sócio Gerente da mesma empresa que mudou a razão social para Auto Peças Euclidense Ltda. com as atividades de Posto de Combustível Texaco e revenda de peças a automóveis Volkswagen; a partir de abril de 67 passou a ser membro da diretoria do Clube 8 de Dezembro Futebol Clube.




O casamento de Antonio França com a professora Maria da Assunção Dantas Lima (Marly) foi realizado em 27/07/1968. Filhos: Wancleyde, Mara Adriane, Heloisa, Luciana, Carlos Henrique e Ricardo Luiz (Bizu) adotivo em 1982.




Concluiu o 2º grau Técnico em Contabilidade em 1975, pelo Educandário Oliveira Brito. Nesta época ingressou como membro da Loja Maçônica Acácia Nordestina nesta cidade.
Início do Radioamadorismo
Com o prefixo fornecido pelo Dentel (atual Anatel) PY 6 AAK e Estação Columbia N. 2152 associado a Lebre (Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão).
Em 1983 foi convidado pelo Sr. Osvaldo Dantas Lima, diretor do Educandário Oliveira Brito, para lecionar Geografia e História durante dois anos sob responsabilidade da Prefeitura Municipal e a partir de 1985 pelo Governo do Estado. Com muita dedicação foi transmitido conhecimentos para alunos da 5ª 6ª 7ª 8ª do 1º e 2º grau até o ano 2006.

Esporte e Cultura: de 1967 até 1990 participou das academias de Judô e Karatê chegando até as categorias nas faixas Verde e Laranja.

Clubes Sociais: Sócio e membro da diretoria do Grêmio Cultural e Recreativo de Euclides da Cunha, desde sua fundação em 1959 e também sócio membro da diretora do Clube de Campos Os Sertões (Clube dos 100) desde 1981.


>>>Na foto a direita, França entre os filhos Carlos Henrique e Ricardo Luiz (Bizu) <<<

Em 1997/1998 teve a participação no projeto Caxiense-Bahia.
Aposentou-se em 2006 pela Secretaria de Educação e Cultura, logo, participou a continua ativo da UATI (Universidade Aberta a Terceira Idade) fundada com o apoio da Uneb com mais de uma centena inscritos que desfrutam de aulas de várias modalidades, inclusive Aeróbica, Yôga, passeios recreativos, etc, (Atividade rejuvenescedoras) proporcionando uma boa convivência e qualidade de vida .



__

13 comentários:

Rodrigues Lavi disse...

Grande homem Antonio França

Genival Moraes disse...

Euclides fica orgulhoso em receber pessoas como você
Parabéns!!

Unknown disse...

Professor França exemplo de dignidade e honradez...

Unknown disse...

Meu professor de geografia por muitos anos...obg. Prof. França

Unknown disse...

Meu professor de geografia por muitos anos...obg. Prof. França

Unknown disse...

Meu eterno professor Francinha, pessoa do semblante sempre tranquilo e de sorriso fácil, alma linda, pessoa de luz

Descanse em paz meu querido Antônio França!🕊️

Unknown disse...

Grande ser de semblante tranquilo e harmonioso, que Deus o acolha de braços abertos em vossa morada eterna.

teste 2020 disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Meus sentimentos aos familiares que Deus ponha no bom lugar tive a honrra de ser seu aluno.e amigo de seus filhos com muito orgulho que Deus conforte toda a sua familia.

Unknown disse...

Grande perda para a nossa Cidade. Um serohumano exemplar

Unknown disse...

Meu eterno presidente do clube do cem,descanse em paz

Unknown disse...

Abraco eterno ao grande Franca. Porreta

Unknown disse...

Descanse em paz