terça-feira, 21 de maio de 2024

João Silvio Cerqueira Monteiro


 Conhecido como Dr Silvio, filho de Antônio Leite Monteiro e Zenaide Cerqueira Monteiro, nasceu em Santa Bárbara-BA em 15 de novembro de 1947. Por possuir um pilar forte no campo de ciências exatas, partiu muito cedo para Salvador e se formou  Engenheiro Civil pela Escola Politécnica da UFBA em 1971. Pós graduado (Especialista ) em Engenharia Rodoviária, na área de Pavimentação (Universidade Federal da Bahia) 2004 a 2006. Logo depois de sua formação, fez concurso para o órgão federal DNER (Departamento Nacional de Estradas de Rodagem), hoje DNIT, (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte), ingressando em junho de 1973, tão logo promovido a chefe da residência  de Euclides da Cunha.

Em 1975 se hospedou no Hotel Lua, onde conheceu sua esposa Fátima Nascimento Dantas. Casaram-se em 1976. Filhos:  Suzana, Marcelo, Leonardo e Ricardo. Netas: Marina, Ísis e Lara.



Comandou a região de Euclides da Cunha de  dezembro de 1975 a outubro de 1997. Superintendente do DNIT na Bahia de 1999 a 2002, 2009 a 2012.

Principais atividades na sede de Euclides da Cunha

Como chefe de engenharia, operou projetos e construção das rodovias BR116/BA de Serrinha à divisa da BA/PE, BR 410 (Tucano – Ribeira do Pombal),  BR 235/BA ( Divisa SE/BA ( Carira).

“No início da década de 1970 eu era Diretor do Educandário Oliveira Brito.

Naquela época faltou Professor de Matemática, então, fui ao Hotel Lua e convidei Dr. Silvio  para lecionar a matéria. 

Competente Professor de Matemática, de pronto, o mesmo aceitou o convite, tendo colaborado com o Educandário durante dois anos”.  Comentou o Prof. Sebastião Miranda da Paz, o qual diplomou a 1a. turma de magistério, para este site

Esporte em Euclides da Cunha

Elaboração do Projeto e construção do estádio Municipal em 1989, projeto do Clube AABB e o Campo de Futebol, no Clube de Campo Os Sertões (Clube dos Cem), como sócio fundador.

Ex-atleta do Batafogo da Bahia, ficou admirado pela grande performance dos jogadores euclidenses, em especial, Toinho de Bia, conhecido como Motorzinho. “O Toinho era realmente uma coisa fantástica, um dos melhores que já vi jogar”,  disse Dr Silvio em entrevista numa rádio local. 

O time CBDE em que Toinho e Silvio  faziam parte foi campeão euclidense  em 1978.


Foto: Museu do Cumbe







A sede do departamento começou na Rua Elson Torres de Aquino. Observando a foto, a linha vermelha era a entrada das oficinas e a linha azul, estacionamento. Do outro lado da rua, próximo ao Bradesco, onde funciona hoje a ótica de Zé Antônio, até a lanchonete do Moraes, funcionavam os gabinetes, escritórios e uma bomba de combustível para abastecer os caminhões. Depois que a sede foi transferida para o local atual (DNIT), Silvio construiu a casa de morada oficial do DNER/DNIT (muro verde na foto). Ao lado, na linha azul, emprestou para os funcionários do antigo Baneb estacionarem seus carros. Na nova residência,  criou logo uma área de lazer com um espetacular campo de futebol society  destacando uma rara grama esmeralda. 

Todos os finais de semana tinham treinos em sua casa. 

Curiosidades: 

Batista da Telebahia comentou para este blog que não era muito bom de bola, mas, conseguiu com apoio do mestre: entrar na "máfia" como goleiro e depois lateral direiro.

Sobre a máfia no campo

Quando o campo da residência ficou pronto, vários eram os jogadores considerados médios, bons e os melhores. Doze jogavam: um goleiro e mais cinco de cada lado. Impossível  jogar com todos que apareciam. Silvio evitava escolher sua equipe com receio de contrarreações, deixando-os à vontade para formarem seus times. Ficou assim por muito tempo, porém, chegou numa situação que estavam criando times para ganhar e tornando rivalidade. Então, mediante isso, o chefe da casa decidiu formar seu próprio time. Ficou assim, Netinho (goleiro), Cardoso do Bradesco, Beré (Zaga), Silvio e Hamilton do Zuza na frente, depois entrou o César da Deusinha (lateral direito), Juca, Zé Reinaldo, Batista, entre outros. Aqueles que ficaram a parte reclamavam: QUE MÁFIA DA  P...  É ESSA?!?  Então, não era fácil fazer parte da máfia. O time escolhido foi campeão em várias cidades circunvizinhas.



Foto: Zé Reinaldo 



Time CBDE, de pé, da esquerda para direita, Netinho do Antenor, Lázaro, Chicão da professora Rita, César da Deusinha, Juca do Fenelon, Sidney do Ze Barbeiro, Menininho do Zé Rodrigues, Dr Silvio

Agachados, Silvio (funcionário do Banco do Brasil), Antenorzinho, Bira, Hamilton do Zuza, Edilson, Toinho de Bia e Zé Reinaldo Esteves.

Toinho de Bia (Motorzinho)

Motorzinho foi campeão também na seleção de Tucano (1966)  e Antas (1967)


Foto: Toinho de Bia

>>> clique para ampliar
Foto: Toinho de Bia






Por ser um excelente jogador, Motorzinho foi agraciado com uma crônica que se encontra muito bem zelada e exposta em sua residência na área gourmet 





Para ler a crônica clique AQUI

Além de sua profissão, Silvio é apaixonado por leitura sendo um exímio professor. Com enormes conhecimentos em várias áreas, tem o prazer de ouvir e dividir sua sabedoria e experiência com  todos aqueles que o rodeiam. Também é um grande contador de causos e estórias.

 


Operado de uma lesão na retina em 2018, foi proibido por seu médico da prática do futebol.  Para superar o trauma daquilo que mais gostava, contratou um professor de violão. Hoje, com sua voz grave, canta e toca animando festas da família, amigos,  sempre acompanhado com músicos natos.

9 comentários:

Fernado Feffer disse...

Quero ter o prazer de conhecê-lo! Bom de se ler. Homem de grande personalidade

George Henrique disse...

Que maravilha!!!

Antônio Ferreira disse...

Esse é o cara! Gostei tbm da história de Toinho de Bia aquele abraço. Sensacional

Anônimo disse...

Dr Silvio, fico muito feliz em fazer parte desta MAFIA. Cheguei em Euclides da Cunha em 1977, conheci Dr Silvio e tenho como amigo até hoje. Grato

Vicente Souza disse...

Tenho 44 anos sou de Alagoinhas e nunca soube que euclides da Cunha tinha tanto craque. E hoje ? A cidade possui ainda muitos craques? Gostaria de ver .e toinho mora onde? Que massa. sou apaixonado por história do futebol -parabéns

Edson Campos BB disse...

Excelente reportagem, Dr. Silvio é uma figura ímpar, construiu um legado maravilhoso em Euclides da Cunha.

Marcela Mendes disse...

Tenho muito orgulho de ser nora dessa pessoa tão admirável. Merecedor de todo reconhecimento e homenagens.

Joana Silva disse...

Saudade desse tempo

Anônimo disse...

Conheço Silvio desde os bons tempos da Av. Barros Reis. Craque de bola e amigo de longas jornadas. Desejo a você uma vida longa com muita saúde e paz.