segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Festa de Encerramento da 8a Série - EOB - 1975

Foto/contribuição: Iomar Canário (Canário de Canudos)

Foto na Quadra de Esportes do Educandário Oliveira Brito

Antigamente no Brasil, as crianças de 10, 11 anos de idade, sofriam o que hoje sofrem marmanjos de 18 a 20 anos. Havia um exame para se entrar no curso Ginasial, prestado logo após o curso Primário. Quem não passasse, teria que cursar um ano de Admissão. Eram os tempos do Jardim, Primário, Ginasial, Colegial e Superior.

O ensino era dividido assim: Jardim de Infância, dos 5 aos 6 anos de idade; Grupo Escolar, dos 7 aos 10 anos; Ginasial, dos 11 aos 14 anos. Depois vinham em Euclides da Cunha, Magistério e Técnico em Contabilidade, período de 3 anos.
A prova de admissão, eram provas escritas e orais de Português, Geografia, Aritmética, História do Brasil, História Geral e Ciências. Para se ter uma ideia, o livro de Admissão tinha 414 páginas!


Entre as pessoas na foto acima estão:
No alto: Carlos Moreira, Evanice Abreu, Ariel Araujo, Tamburil, Ada Carvalho, Pedro Ariovaldo (Ribeirinho), Rosamar, Eridam Rehem, Marcone Abreu, Jaime Abreu

Ao meio: Professor Silas, Prof Severino Melo, Professora Rosinha Rocha, Professora Arleide Miranda, Hidelmário Lima, Jezuim (mágico), José Raimundo (Zezão), Toinho de Chiquinho, Wilton Canário, Paulinho do Afonso, Professora Dra Adalgisa Aras, Professora Eliete Moura, Jorginho Moreira, Professora Almira Canário, Valmir da Romana, Edésio Lima, Iomar Canário, Edilson Matos

Agachados: João lima, Maria Eunice, Edleusa Canário, Rita Lopes, Maria José Carvalho, Maria Anunciada, Vanda de Dema, Mirandi Leadro, Socorro Pires, Celeste Abreu, Rita Abreu

Sentados: Rita Canário, Danúsia da Zizinha, Ruth Abreu Campos, Fani de Machadinho, Sineide de Oscarzão, Wilson da Bemben

Iomar Canário, Valmir da Romana e Edilson Matos foram os artistas convidados para animar a festa


>>>>> Clique nas imagens para ampliar


Entre eles, abaixo, estão:

Edilson (violão), Iomar Canário, Valmir da Romana, Crisoston, João Lima, Edésio Lima e Francisquinho.






__

4 comentários:

Marcia Cristina disse...

este site é simplesmente uma deliicia!!! entrei a noite e não vi o tempo passar, eram 2 da manhã e acho que só vi a metade. uhhhhhhh que bom!!!! obrigado!!!!!!!!!!

tatiana disse...

Ney, você está de parabéns pela brilhante idéia deste museu.Esta foto
me traz uma grande lembrança da minha prima Fátima que na sentada logo em cima Yomar, ela faleceu assassinada em Feira de Santana/Ba 1986.Já olhei esta foto várias vezes e fiquei muito emocionada.Muito obrigada.

Dai disse...

Não sou dessa época mas é sempre bom lembrar de coisas boas!!! E o Educandário me faz lembrar a melhor época da minha vida sem dúvida, entre colegas de sala e professores convivi com pessoas maravilhosas e que ficaram guardadas em minha memória pra sempre.
Mais uma vez Parabéns

Anônimo disse...

Estudei nessa turma,faltaram mais pessoas nessa foto(Savinho da professora Dulce,Albertinho de dona Luti,Lázaro e Agamenon,Marcio de seu Juviniano, Edinho de seu Chiquinho,Ruth,Eliani e Oscarzinho,Naná de seu Jonas.Essa era a 5 série A.Muita saudade.