quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Nossa TV anos 60 e 70

Contribuição: Sônia Campos
Na época, a Tv Colorado RQ era a mais popular do Brasil.

Eram quatro ou cinco os botões de um aparelho de televisão. E nada mais. Um para sintonizar o canal - que ia de 2 a 13, um para controlar o contraste, e os outros dois eram os botões do horizontal e do vertical. Um inferno aquela Colorado RQ que tínhamos em casa! Sem mais nem menos, as listras começavam a girar e, irritadíssimos, ficávamos ali, girando aquele botãozinho, tentando fazer a imagem parar na tela.

Arriscávamos primeiro o horizontal e depois o vertical. De repente , a imagem se fixava, sabe Deus como. Quantas vezes, na hora do pênalti, a televisão cismava de descontrolar o tal horizontal! Quantas vezes não ficávamos ali, diante daquele aparelho em preto e branco, com a mão no botão para não perder nenhum lance importante.


Duas coisas me irritavam muito. Primeiro: para que servia o botão vertical se as listras eram sempre horizontais? E segundo: por que nunca existiu o canal 1?

Por Alberto Villas


Relembre o comercial dos Biscoitos Tupy na década de 70
Clique no play abaixo



6 comentários:

Ray disse...

Gostei!!!!

Anônimo disse...

Meu amigo,as listras corriam na vertical...seu formato é na horizontal,mas lembre-se que elas corriam sempre na vertical,ou seja de baixo para cima...As transmissões antigas em VHF começam e 2...portanto a banda do canal é demasiada pequena para uma sintonia perfeita de um canal.

Anônimo disse...

corrigindo--não existe o canal 1 porque a banda de sintonia é demasiada pequena para uma perfeita sintonia.

Anônimo disse...

Colorado RQ foi nosso primeiro televisor, em 1972, era enorme e pesada, cheia de válvulas que na sala escura iluminavam a parede, aliás, além das malditas listras tinha ainda o problema da queima de válvulas e recorríamos aos "especialistas" que consertavam os aparelhos, geralmente um vizinho aposentado formado em eletrônica de Rádio e TV por correspondência, pelo Instituto Universal Brasileiro. Lembro que meu saudoso pai não se cansava de elogiar nossa velha Colorado, dizia que era tão boa que dava para ver a cor dos olhos das pessoas (detalhe: a TV era p&B...rsrs). Eita tempos difíceis mas que dão uma saudade.

Anônimo disse...

(Juliana D.) - Eu tenho uma colorado em casa...nao funciona mais.....as malditas válvulas.... Mas guardo ela com carinho...

Dilermando Lemos disse...

Me lembro que tinha uma televisão colorado em casa, e em Euclides só Dr.Humberto Freire tinha uma antena capaz de captar sinais.