segunda-feira, 27 de junho de 2011

Projeto Sertanejo - Euclides da Cunha

Fotos/contribuição: Hércules Pimenta (Beré)
Programa Especial de Apoio ao Desenvolvimento da Região Semi-Árida do Nordeste

Lançado em 1976, o Projeto Sertanejo viria atuar nas áreas do semi-árido visando a tornar a sua economia mais resistente aos efeitos da seca, pela associação entre agricultura irrigada e agricultura seca.

Foi instalado em Euclides da Cunha em 1978.

Situadas na área das Casas Populares de nossa cidade, as instalações e residências dos servidores eram feitas de madeira e serviam de apoio para o atendimento em nossa região.

** As Casas Populares (citadas acima) foram entregues pelo então prefeito, Juviniano Gomes dos Santos, em meados de 1980
URBIS - Habitação e Urbanização da Bahia foi criada pela Lei no. 2.114, de 4 de janeiro de 1965,  vinculada estruturalmente à então Secretaria do Trabalho e Bem Estar Social do Governo do Estado **

Na frente, servidor Hércules Pimenta (Beré), de Cuaraci-Ba. Foi enviado para nossa cidade pelo o Governo para serviços na região e, até hoje tem o prazer de nos visitar sempre, por várias amizades que aqui fez.
Beré foi um grande incentivador de esporte em Euclides da Cunha, hoje, atua como professor e atual Presidente da Federação Baiana de Vôlei.

O Projeto Sertanejo teve como um dos seus objetivos principais a melhoria nas condições de vida e de trabalho dos produtores agropecuários da região, particularmente dos pequenos e médios.

Na foto:

Em pé: Toinho Abreu, César, Beré e Hermógenes

O Projeto Sertanejo durou até 1985, no qual foi substituído pelo "Projeto Nordeste"

Um comentário:

rita _ssreis@yahoo.com.br disse...