sexta-feira, 16 de julho de 2010

Aconteceu em Cumbe! Grande repercussão em 1937

Em 1937, o Padre Berenguer, após celebrar a missa em Massacará na festa da Santíssima Trindade, houve uma pequena discussão do Padre com o Sargento Leodegario resultando o Sargento dar um tapa no rosto do Padre.
Veja aqui a carta escrita por Belarmino Campos (Coletor de Trbitos), a punho, encaminha para o superior de Polícia da Bahia, da época, Dr Dantas Junior:


Documento contendo três fólios. Papel almaço sem pautas. Há notas de Dantas Jr. na margem superior: "Belarmino Campos" e na margem superior direita: "Recebida 5.6.937 Resposta 7.6.937" Anotações de terceiros à caneta: "Foi retirado o sargento".

Para ver a carta página 01 clique AQUI aparecerá uma lupa no mouse, daí clique no local desejado e navegue com as setas do teclado para os lados, para cima e para baixo

Para carta página 02 clique AQUI

Para carta página 03 clique AQUI




















TRANSCRIÇÃO em original da carta:



Monte Santo, 28 de Maio de 1937.


Presado amigo Doutor Dantas Junior.

Optima saude, junto a Excelentíssima Familia, são os meus votos bem sinceros.
Ha dias que não tenho o prazer de vossas noticias.
Tem esta o fim, de cumprir com o dever de trazer ao vosso conhecimen-to, um facto passado em Cumbe, que muito nos contrariou: Achava-se em Massacará o Padre Berenguer, Vigario aqui de Monte Santo e cura de Cumbe, para celebrar a festa da Santíssima Trindade, que alli se realiza todos os annos; lá; tambem se achava dentre outras pessoas, o Sargento Leodegario Barreto, 1º Suplente de Delegado em exercicio no Cumbe.
Por motivos futeis, tiveram o Sargento e o Padre Berenguer uma ligeira discussão, rezultando o Sargento dar um tapa no rosto do Padre, tendo ainda os saldados que acompanhavam o Sargento descom-posto o Padre com palavras ofensivas. O Padre, diante da offensa e desfeita sofrida

V2

retirou-se ficando suspenso assim, todos os actos religiosos que se hiria celebrar alli.
Estive com o Sargento em Cumbe, e este disse-me ter sido o Padre, quem provocou o incidente. De qualquer forma o Sargento andou-se muito mal, e o seu acto, foi censurado por toda população de Cumbe e daqui. O Padre Berenguer, tratou, logo ao chegar aqui, de providencias em Juizo, e estava de viajem para essa capital a fim de tambem queixar-se pessoalmente ao Chefe de Policia; Joaquim Lima, porem, veio até aqui, na terça-feira ultima e devido a amizade que tem com o Padre, consegui delle, fazer desaparecer tudo isso, nas condições porem, do Sargento ser exonerado e si embora. Nós, não ficamos absolutamente satisfeitos com essa atitude violenta do Sargento, que podia trazer gra-ves consequencias e grandes aborrecimentos como os que ja sentimos, de forma que o Sargento, que ja tinha licença do Chefe de Policia, para ir a capital, seguirá nestes dias, devendo Vosmece providenciar, logo a exoneração delle, como também

V3

o recolhimento ao Batalhão, pedindo-vos se interessar pela transferencia do mesmo do 3º B.C. onde se acha, para o 1º, visto a senhora delle adiar-se ahi doente na capital, dispensando-o também algum obse-quio que elle venha necessitar junto ao Commando da Força. Somente a retirada urgente do Sargento, de Cumbe, fará dezaparecer os commentarios aqui existentes, onde o Padre, conta com o apoio de toda população inclusive das autoridades, de forma, que eu e Joaquim pedimos tomar quanto antes as devidas providencias conforme o nosso pedido acima, pois só assim o Padre se julgará dezagravado, e nós, com socego e paz de que muito e mui-to carecemos.
Brevemente estarei ahi, quando melhor conversaremos.
Visitas ao Doutor João. Joaquim vos abraça, e disponha do vosso amigo muito grato


Belarmino Augusto Campos



A esquerda Belarmino Campos - 1937

Agradecimentos: Zenaide (UEFS) pela pesquisa feita com a família Dantas Junior fotografando a carta que encontrou em seus arquivos.
Lucinha e Neiva Lemos pelo e-mail que recebeu de Zenaide encaminhando para o Museu

___________

Um comentário:

Dilermando Lemos disse...

oi ney,
gostaria de ter notícias de neiva aquí em salvador.veja se me consegue pelo menos o seu telefone.
como lhe disse antes, estou no hospital do sarah para fazer fisioterapia para recuperação do AVC.pelos desenhos do blog já sou bastante conhecido.
um abraço,
dilermando.