segunda-feira, 5 de julho de 2010

Curiosidades

Você sabia...?

O primeiro automóvel que chegou ao Cumbe foi trazido por seu proprietário Belarmino Augusto Campos, em 1938. Era da marca Chevrolet, tendo se constituído numa extraordinária novidade para deslumbramento das pessoas tendo sido chamado popularmente de "Barrão" (Detalhes informados por Hildebrando Maia)







- O sergipano José Mendonça trouxe, em 1952, um ônibus denominado popularmente de "marinete", para fazer o transporte de passageiros entre Euclides da Cunha e Salvador. A chegada da marinete às 17:00h era uma "festa" com dezenas de pessoas aguardando para comprar os jornais de Salvador e a revista "O Cruzeiro", o que mantinha as pessoas em dia com as notícias da Bahia e do mundo. A viagem de Salvador para Euclides da Cunha durava 12 (doze) horas, pois o horário de partida era às 5 horas da manhã, chegando às 17 horas se a viagem transcorresse normalmente, pois a estrada até Salvador era totalmente no cascalho. (Detalhes informados por Hildebrando Maia)










- A cidade de Euclides da Cunha se deslumbrou com um avião em 1946;





- O primeiro filme foi exibido em 1956, no cinema de José Augusto de Lima Campos (Zezito do Belo);








- As professoras Durvalina, Pequena, Luty, Railda, Naide Lima, Hilda e Terezinha iniciaram a contribuição das cumbenses para o brilho do magistério público;








- As casas somente foram numeradas em 1950. O carteiro conhecia todo mundo...








- As professoras Naide e Eurides inauguraram a era das escolinhas para crianças de idade inferior a 6 anos;








- O patriarca da terra foi José Calazans, carreiro do Capitão Dantas teve 30 (trinta) filhos com sua mulher Francisca.






Fonte: Livro - No Sertão do Conselheiro (José Aras)

________________________

5 comentários:

Julia e Wania disse...

Ohhh! Queria ser desse tempo! aff

Unknown disse...

Oi Ney adorei o site e as fotos da vida de antigamente ameiii muito sobre as curiosidades.Beijos Helba

João Bosco Sores dos Santos disse...

Tive o confortante prazer de conhecer seus Blogs nesta semana (18/08/10). E me encantei com essa sua tão construtiva idéia, com os objetivos e as estruturas deles.
Seus Blogs são excelentes, utilíssimos, oportuníssimos.
Não são eles somente MUSEUS: eles são as belas verdades da história e da viva vida de um povo formidável pela alegria, pela determinação, pela garra, pela inteligência e pela insaciabilidade do saber, do ser e do crescer sem limites, dentro dos essenciais parâmetros da moralidade e da ética cristãs.
São seus blogs os retratos visual, audível e até cinestésico da terra, da gente e também das tonalidades, dos ventos e cheiros dessa fantástica nação euclidenses.
São riquíssimos, robustos e amplos de informações.

Jorge Remígio disse...

Ney, quem está ao lado da marinete é o meu tio José Remígio (Zé da Marinete) de saudosa memória. Pai de Rogério, Conde e Bazé. Abraços

Unknown disse...

Nei, parabéns pela idéia. Bem criativa e apesar de não ser da terra, sou também amante da história e pesquisador cultural. Ficou interessante sua proposta! Parabéns mais uma vez!