
Receita Médica de Dr Antonio Nogueira Coutinho (Médico Geral - Clínico Geral)
Ex-Interno da Maternidade de Pró-Matre e do Hospital de Pronto Socorro - Euclides da Cunha - BA
>>>>Clique na imagem para ampliar
Dr. Coutinho atuou como clínico geral em nossa cidade por quase duas décadas.
A Clínica Geral, também conhecida como Medicina Geral e Familiar, é uma especialidade médica com foco na promoção da saúde e no tratamento de doenças em todas as fases da vida — do nascimento à velhice. O clínico geral realiza consultas pré-natais, acompanha gestantes até o parto e trata uma ampla variedade de patologias, sempre com competência e responsabilidade.
Embora esteja habilitado a lidar com diversos quadros clínicos, o médico generalista deve ter o discernimento de encaminhar o paciente a um especialista quando o caso exige cuidados mais específicos ou complexos.
O diferencial da Medicina Geral e Familiar está justamente na capacidade de acompanhar famílias inteiras, identificando e intervindo em possíveis disfunções familiares, o que a distingue de outras especialidades. Esses profissionais são essenciais também nas urgências hospitalares, atuando com agilidade e visão ampla.
Além de tratar, eles têm um papel fundamental na prevenção e na manutenção da saúde da população.
Ao lado, a paciente Dona Alzira Victor da Paz, que na época tinha 38 anos e hoje, aos 93, ainda conserva a receita do seu médico de família, Dr. Coutinho.
4 comentários:
Primeira vez em minha vida que vi uma pessoa guardar uma receita por vários anos! kaush ssuwuo jsnwq
O Dr Antônio Coutinho é meu tio. Tenho desse tio uma saudosa lembrança por sua inteligência e personalidade admiráveis.
Bom seria se, hoje em dia, encontrássemos profissionais na área da saúde que despertasse em nós esse carinho e admiração que o Dr Coutinho parece ter despertado em D.Alzira,pois o fato dessa senhora guardar uma receita por tanto tempo nos faz acreditar que esse médico de alguma forma marcou sua vida de maneira especial.
Márcia Coutinho
Dr Coutinho, era amigo de minha família, adorava meus pais, Elias de Souza Lima, e Maria Assunção Santos. Fazia linguiça, cozinhava bem. Era criança, mas tenho lembranças.
Fez o no parto de minha irmã, Jael de Souza Lima. Tenho boas lembranças. Tânia Lima.
Postar um comentário